06 julho 2010

Checando os dentes


Checando os dentes

Os gatos também podem sofrer com o acúmulo de tártaro nos dentes. Este acúmulo pode causar mau hálito e ser fonte de infecções em todo o organismo do animal.
A prevenção é sempre a melhor opção.
Gatos que comem ração seca têm menor tendência para acumular tártaro, devido ao atrito causado pela própria ração com os dentes. Mas mesmo assim, crie o hábito de checar o boca de seu gato, para perceber qualquer início de tártaro.
Existem produtos no mercado que são auxiliares no combate ao tártaro, como petiscos e brinquedos.
Em casos mais sérios, procure seu médico veterinário.
Os dentes do gato também precisam de uma boa higiene- e todos os dias. Afinal, os felinos são fortíssimos candidatos à doença periodontal, que, nos casos graves, afeta órgãos vitais

Banguela? Nem pensar!
O acúmulo da placa bacteriana provoca a doença periodontal, que afeta as gengivas, os ossos e os ligamentos que sustentam os dentes. Se não for tratada, pode haver perda dentária. Isso na melhor das hipóteses. Na pior, a doença acaba comprometendo o coração, os rins e o fígado.

Limpeza total
Na hora de escovar os dentes do gato, nada de usar produtos de gente, pois eles podem ser tóxicos para os animais. Já existem pastas e escovas desenvolvidas especialmente para felinos.

Tem que ter jeito
Fácil não é, porque gatos são mesmo rebeldes por natureza. Mas tem que escovar os dentes. O ideal é fazer o bichano se acostumar com a higiene desde filhote. Se ele já estiver crescido, adote esta técnica, sugerida por Herbert Lima: coloque pasta no seu dedo e esfregue nos dentes do bicho, tomando cuidado para ele não morder. Não se preocupe se ele engolir um pouco do produto. Não lhe fará nenhum mal. Depois de alguns dias, mais acostumado com a novidade, introduza a escova. Se ele for do tipo arisco (e muitos são assim), o jeito é dividir a tarefa com alguém. Enquanto um segura as patas, o outro abre a boca e faz a escovação. Aproveite para observar se a gengiva apresenta vermelhidão e inchaço, além de mau hálito. Um desses sinais já indica problema.

Sobre o Autor

Manuel Veloso
Manuel Veloso é utilizador do Blogger desde Janeiro de 2008. Fundou o Rascunhos Blogger a 28 de Março de 2010. É fã de Tecnologias, Internet e Informática em Geral. Estuda por um futuro promissor, escreve no Rascunhos Blogger e no seu blog pessoal. Veja o seu site aqui.

0 comentários:

Powered By Blogger

Personalizado por Rascunhos Blogger