06 julho 2010

O Gato Idoso


O Gato Idoso

O exame físico anual feito pelo seu veterinário e os exames complementares podem detectar precocemente algumas doenças comuns do gato idoso, como a inflamação da gengiva e tártaros dentários, que podem causar mau hálito severo, dor, dificuldade para mastigar o alimento e perda dos dentes.
O exame físico pode causar a presença de nódulos mamários em fêmeas, massas na pele ou na cavidade abdominal, aumento no volume de órgãos (fígado, baço, pâncreas) ou irregularidade na superfície (rins), aumento de linfonodos, alterações no batimento cardíaco, acúmulo de fezes intestinais, entre outros
De acordo com o problema de seu gato, o veterinário poderá solicitar testes complementares, como exame de sangue completo, teste para função hepática e renal, dosagem de glicose, exame de urina, eletrocardiograma, radiografias, ultrassonografia, exame histopatológico etc...
O médico veterinário é a pessoa mais preparada para indicar o tipo de alimento que seu gato deve comer. Alguns estudos científicos sugerem que gatos idosos devem ter uma dieta com menos calorias, com alta palatabilidade e digestibilidade, baixos níveis de proteína, fósforo e sódio, maior quantidade de vitamina A, E, B12, tiamina, piridoxina e fibras. Também são necessários níveis apropriados de zinco e ácidos graxos essenciais. Consulte sempre o seu veterinário.


Conforto para o velho amigo
Você poderá tomar algumas providências em casa que irão garantir o conforto do seu velho amigo. O gato idoso tem dificuldade de se adaptar às mudanças do meio ambiente e de sua rotina. A simples introdução de um novo animal na casa, a visita de crianças barulhentas, a ausência prolongada de seu proprietário ou mesmo uma mudança de casa são suficientes para causar estresse, que pode até precipitar o aparecimento de uma doença e levar à morte. Nem sempre podemos evitar tais situações, mas é importante saber que elas podem afetar negativamente seu animal.

Velho dorminhoco
Os gatos idosos dormem ainda mais do que antes e a sua necessidade de calor também aumenta. Por isso, reserve um cantinho da casa que seja aquecido e tranquilo para o repouso de seu "velhinho". A medida que o animal envelhece, seu corpo vai perdendo a flexibilidade, ficando mais difícil cuidar da pelagem, mesmo nos lugares mais accessíveis. Em breve a pelagem perde o brilho e começa a ficar com uma aparência mal cuidada. Escove seu "velhinho" diariamente e passe um pano úmido na região genital. Ele vai se sentir bem melhor e agradecido! Corte também as unhas regularmente, para evitar que cresçam em excesso e perfurem o cochim plantar (as almofadas sob as patas) e a pele. Preste atenção se o seu gato está com dificuldades para entrar na bandeja sanitária. Muitas vezes a presença de urina e fezes fora do lugar pode indicar este problema. Consulte o seu veterinário para excluir a presença de doenças que podem causar este mesmo comportamento e providencie uma bandeja sanitária mais acessível. Verifique se o seu gato está defecando regularmente e se as fezes estão normais. Os gatos idosos têm tendência à prisão de ventre e podem ficar sem defecar por vários dias. Consulte imediatamente o seu veterinário caso isso aconteça.

Sobre o Autor

Manuel Veloso
Manuel Veloso é utilizador do Blogger desde Janeiro de 2008. Fundou o Rascunhos Blogger a 28 de Março de 2010. É fã de Tecnologias, Internet e Informática em Geral. Estuda por um futuro promissor, escreve no Rascunhos Blogger e no seu blog pessoal. Veja o seu site aqui.

0 comentários:

Powered By Blogger

Personalizado por Rascunhos Blogger